NEOPLASIAS ASTROCITÁRIAS

 

ASTROCITOMAS

 

VEJA TAMBÉM AS IMAGENS DO MUSEU DE PATOLOGIA SOBRE ASTROCITOMA ANAPLÁSICO: UFRJ115.

 

UFRJ34 CBP3290AstrocitomaInfundibuloUFRJ34-329072. ÉNCÉFALO VISTO PELA SUPERFÍCIE INFERIOR. NOTE MASSA ESBRANQUIÇADA E PARDA ENTRE OS LOBOS TEMPORAIS, CUJO DIAGNÓSTICO HISTOPATOLÓGICO FOI DE ASTROCITOMA. COMPARE COM A IMAGEM 35.

 

UFRJ35 CBP3290 Encefalo Astroctitoma1

UFRJ35-329072. ENCÉFALO CORTADO MEDIALMENTE (MESMO DA IMAGEM 34). NOTE GRANDE MASSA ACASTANHADA, ESCURA E CLARA, QUE ENVOLVE O ROSTRO DO CORPO CALOSO, O HIPOTÁLAMO, O INFUNDÍBULO HIPOFISÁRIO, E A HIPÓFISE, CUJO DIAGNÓSTICO HISTOPATOLÓGICO FOI DE ASTROCITOMA. OS ASTROCITOMAS INFILTRANTES SÃO 80% DAS NEOPLASIAS PRIMÁRIAS EM ADULTOS. OCORREM NOS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS, CEREBELO, TRONCO ENCEFÁLICO E NA MEDULA ESPINHAL.

 

UFRJ36 gliomainfiltrantetroncocerebral1

UFRJ36. CEREBELO E PONTE CORTADOS NO PLANO HORIZONTAL. NOTE GRANDE MASSA (GLIOMA) COM ASPECTO VARIEGADO, INFILTRANDO O PEDÚNCULO CEREBELAR (LADO DIREITO NA IMAGEM), COMPRIMINDO O IV VENTRÍCULO E ESTENDENDO-SE PARA A PONTE. EMBAIXO.

 

GLIOBLASTOMAS

 

UFRJ37 5522CerebroGlioblastoma

UFRJ37.-5522. CORTE DO CÉREBRO MOSTRANDO NO LADO ESQUERDO DA IMAGEM, MEDIALMENTE E ACIMA, MASSA IRREGULAR, INFILTRANTE, COMPROMETENDO A SUBSTÂNCIA BRANCA E PARTE DA CINZENTA, CUJO DIAGNÓSTICO HISTOPATOLÓGICO FOI DE GLIOBLASTOMA, O QUAL É A NEOPLASIA ASTROCÍTICA INFILTRANTE PRIMÁRIA MAIS AGRESSIVA (MALIGNA).

 

UFRJ38 15265 Glioblastoma cerebro1

UFRJ38.-15265. CORTE DE CÉREBRO NO PLANO FRONTAL, DE REGIÃO POSTERIOR DE LOBOS TEMPÓRAIS, NOTANDO-SE GRANDE MASSA INFILTRANTE, VARIEGADA, QUE CRUZA A LINHA MÉDIA E COMPRIME OS VENTRÍCULOS LATERAIS, CUJO DIAGNÓSTICO HISTOPATOLÓGICO FOI DE GLIOBLASTOMA (NEOPLASIA MALIGNA).

 

UFRJ39 Cerebro Glioblastoma

UFRJ39. CORTE DE CÉREBRO NO PLANO FRONTAL MOSTRANDO GRANDE MASSA INFILTRANTE, VARIEGADA, NO LOBO TEMPORAL À DIREITA NA IMAGEM. NOTE O DESLOCAMENTO MEDIAL DA CABEÇA DO NÚCLEO CAUDADO, PUTÂMEN E GLOBOS PÁLIDOS E DEMAIS ESTRUTURAS, CAUSADO PELA MASSA, CUJO DIAGNÓSTICO HISTOPATOLÓGICO FOI DE GLIOBLASTOMA (NEOPLASIA MALIGNA).

 UFRJ40 A313916CerGlioblastoma

UFRJ40-A313916. CORTES DE CÉREBRO NO PLANO FRONTAL MOSTRANDO NAS SECÇÕES DE LOBO OCCIPITAL E EM PARTE DAS DUAS SECÇÕES MAIORES, MASSAS IRREGULARES E INFILTRANTES NA SUBSTÂNCIA BRANCA PRINCIPALMENTE, CUJO DIAGNÓSTICO HISTOPATOLÓGICO FOI DE GLIOBLASTOMA.

 

UFRJ41 CerebroTCGlioblastoma

UFRJ41. CORTE HORIZONTAL DO CÉREBRO MOSTRANDO GRANDE MASSA IRREGULAR, AMARELA OCRE, INFILTRANDO AS SUBSTÂNCIAS BRANCA E CINZENTA, INCLUINDO O TÁLAMO DO MESMO LADO, PRÓXIMO À LINHA MÉDIA. O DIAGNÓSTICO HISTOPATOLÓGICO FOI DE GLIOBLASTOMA (NEOPLASIA MALIGNA). COMPARE COM A IMAGEM DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA.

 

UFRJ42 A3176 CerebroGlioblastomaeMetastase

UFRJ42-A3176. CORTE NO PLANO FRONTAL DE CÉREBRO MOSTRANDO GRANDE MASSA VARIEGADA, NO LADO DIREITO DA IMAGEM, INFILTRANDO O PUTÂMEN E A CABEÇA DO NÚCLEO CAUDADO, E COLABANDO O VENTRÍCULO LATERAL, CUJO DIAGNÓSTICO HISTOPATOLÓGICO FOI DE GLIOBLASTOMA (NEOPLASIA MALIGNA). NOTE DUAS MASSAS  MENORES, ENEGRECIDAS, DE NEOPLASIA METASTÁTICA, SUGESTIVAS DE MELANOMA (NEOPLASIA MALIGNA DE MELANÓCITOS).

UFRJ Graduação - Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina
Desenvolvido por: TIC/UFRJ