Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

MENINGIOMA

 

MENINGIOMA: NEOPLASIA BENIGNA, OU MALIGNA, QUE SE ORIGINA DE CÉLULAS MENINGOTELIAIS DA ARACNOIDE

 

UFRJ30 Meningioma

UFRJ30. CÉREBRO VISTO PELA SUPERFÍCIE SUPERIOR. OBSERVE GRANDE MASSA ARREDONDADA (MENINGIOMA) NO HEMISFÉRIO DIREITO ENVOLVENDO OS LOBOS FRONTAL E PARIETAL.  ENTRE OS HEMISFÉRIOS OBSERVA-SE PARTE DO CORPO CALOSO ESBRANQUIÇADO. OS MENINGIOMAS SÃO NEOPLASIAS BENIGNAS USUALMENTE ADERIDAS À DURA-MÁTER DE ADULTOS, QUE SE ORIGINAM DE CÉLULAS MENINGOTELIAIS DA ARACNOIDE. PODEM OCORRER EM QUALQUER REGIÃO SUPERFICIAL DO CÉREBRO E ATÉ DENTRO DO SISTEMA VENTRICULAR, AO ORIGINAREM-SE DE CÉLULAS ARACNOIDES  ESTROMAIS DOS PLEXOS COROIDES. PORÉM, PREDOMINAM PRÓXIMO AO SEIO SAGITAL SUPERIOR, SOBRE A CONVEXIDADE DO CÉREBRO OU EM CONTATO COM A FOICE DO CÉREBRO. BASALMENTE PODEM SURGIR NA CRISTA ESFENOIDAL, SULCOS OLFATÓRIOS, TUBÉRCULOS DA SELA,  E NA REGIÃO PARASELAR.

 

UFRJ 90 65 374Meningioma Tenda

UFRJ90-65-374.-ENCÉFALO DE ADULTO OBSERVADO PELA BASE. NOTE MENINGIOMA CARACTERIZADO POR MASSA IRREGULAR, QUE SE DESENVOLVEU NA TENDA DO CEREBELO. OS MENINGIOMAS SÃO AS NEOPLASIA PRIMÁRIAS MAIS FREQUENTES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL. ORIGINAM-SE DE CÉLULAS ARACNOIDEAS (MENINGOTELIAIS), QUE REVESTEM A ARACNOIDE, OU PRESENTES NAS VILOSIDADES ARACNOIDEAS (PLEXOS COROIDES). PREDOMINAM EM ADULTOS. QUANDO EM CRIANÇAS, TENDEM A SER AGRESSIVOS. A MAIORIA DOS MENINGIOMAS TÊM COMPORTAMENTO BENIGNO (GRAU I), PORÉM, HÁ OS DE BAIXO GRAU DE MALIGNIDADE (MENINGIOMA ATÍPICO, GRAU II) E OS DE ALTO GRAU DE MALIGNIDADE (MENINGIOMAS ANAPLÁSICO, PAPILAR, RABDOIDE, GRAU III). A MAIORIA DOS MENINGIOMAS SITUA-SE AO LADO DO SEIO SAGITAL SUPERIOR DA DURA-MÁTER, OU NAS CONVEXIDADES CEREBRAIS, OU NA FOICE DO CÉREBRO. OUTROS SÍTIOS PODEM SER: NOS SULCOS LATERAIS, NAS EMINÊNCIAS PARIETAIS, NA BASE DO CRÂNIO, NA TENDA DO CEREBELO, NO ÂNGULO PONTOCEREBELAR, NO FORAME MAGNO, NAS CAVIDADES VENTRICULARES, ETC. NO CANAL VERTEBRAL OCORREM PRINCIPALMENTE NO SEGMENTO TORÁCICO. OS SINAIS E SINTOMAS CLÍNICOS VARIAM DE ACORDO COM A LOCALIZAÇÃO DO MENINGIOMA, TÊM PROGRESSÃO INSIDIOSA E, EM GERAL, ASSOCIAM-SE COM HIPERTENSÃO INTRACRANIANA, PODENDO SER: CONVULSÕES FOCAIS, DÉFICITS MOTORES OU SENSITIVOS, PARALISIA DO NERVO OCULOMOTOR, HEMIANOPSIA, CEGUEIRA UNILATERAL OU BILATERAL, ANOSMIA, TRANSTORNOS MENTAIS, DIABETES INSIPIDUS, ETC.

 

UFRJ 91 15384 MeningiomaIntraventricular

UFRJ91-15384- CÉREBRO CORTADO NO PLANO FRONTAL, MOSTRANDO MENINGIOMAS QUE SE DESENVOLVERAM NO VENTRÍCULO LATERAL E NO TERCEIRO VENTRÍCULO. TAIS MENINGIOMAS SURGEM DE CÉLULAS MENINGOTELIAIS DA TELA COROIDE OU DO ESTROMA DOS PLEXOS COROIDES. OS MENINGIOMAS INTRAVENTRICULARES SÃO RAROS E REPRESENTAM CERCA DE 0,5% A 3% DE TODOS OS MENINGIOMAS DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL. OS PACIENTES COSTUMAM APRESENTAR CEFALEIA, TRANSTORNOS MENTAIS, HEMIANOPSIA, ATAXIA DA MARCHA, VERTIGEM, HEMIPARESIA, VISÃO DUPLA, AFASIA, ALEXIA, AGRAFIA, ETC.

 

UFRJ 92 15386MeningiomaRegHipofisaria

UFRJ92-15386- CÉREBRO CORTADO NO PLANO FRONTAL MOSTRANDO MENINGIOMA NA REGIÃO SELAR. OS PACIENTES USUALMENTE APRESENTAM CEFALEIA E DISTÚRBIOS VISUAIS, COMO DIMINUIÇÃO DA ACUIDADE VISUAL, DIPLOPIA, HEMIANOPSIAS BITEMPORAIS ASSIMÉTRICAS, PERDA PROGRESSIVA DA VISÃO E AMAUROSE. ALGUNS AINDA DESENVOLVEM CONVULSÕES, TRANSTORNOS MENTAIS, E DISTÚRBIOS NO EIXO HIPOTÁLAMO-HIPOFISÁRIO, COMO HIPERPROLACTINEMIA. NA CORTICAL DO HEMISFÉRIO DO LADO ESQUERDO DA IMAGEM OBSERVAM-SE LESÕES DE INFARTO HEMORRÁGICO DECORRENTES DE TROMBOEMBOLIAS, PROVAVELMENTE ORIGINÁRIAS DE TROMBO CARDÍACO.

 

UFRJ 93 A3423Meningioma Torcula

UFRJ93-A3423- CORTE DE MENINGIOMA QUE SE DESENVOLVEU NA CONFLUÊNCIA DOS SEIOS DA DURA-MÁTER (TÓRCULO OU PRENSA DE HERÓFILO [HEROFILO DE CALCEDÔNIA (335 a.C – 280 a.C.), MÉDICO, ANATOMISTA, GREGO]. OS MENINGIOMAS NESTA LOCALIZAÇÃO OCORREM EM CERCA DE 17% A 20% DOS PACIENTES. ESTES COSTUMAM APRESENTAR CEFALEIA, DISTÚRBIOS VISUAIS, CONVULSÕES FOCAIS E ALTERAÇÕES MENTAIS.

 

UFRJ 94 A4405 70MeningiomaConvexidade

UFRJ94-A4405-70. DETALHE DE DURA-MÁTER NA CONVEXIDADE DO CÉREBRO, PRÓXIMO AO SEIO SAGITAL SUPERIOR, EVIDENCIANDO UM PEQUENO MENINGIOMA.

 

UFRJ 95 Meningioma1

UFRJ95- CÉREBRO CORTADO NO PLANO FRONTAL, MOSTRANDO GRANDE MENINGIOMA, QUE SE DESENVOLVEU NA FOICE DO CÉREBRO, COMPRIMINDO OS VENTRÍCULOS LATERAIS E OS NÚCLEOS DA BASE, BILATERALMENTE. OS MENINGIOMAS OCORREM, MAIS COMUMENTE, NA CONVEXIDADE DOS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS, NA FOICE DO CÉREBRO, NA TENDA DO CEREBELO, NOS SULCOS OLFATÓRIOS E NAS ASAS MENORES DO ESFENOIDE. POR TEREM UM CRESCIMENTO LENTO, PERMITINDO ADAPTAÇÃO DAS ESTRUTURAS DO ENCÉFALO, OS SINAIS E SINTOMAS PODEM APARECER QUANDO OS MENINGIOMAS JÁ ESTÃO BEM GRANDES. OS MENINGIOMAS DA FOICE DO CÉREBRO, CLINICAMENTE MANIFESTAM-SE COM CEFALÉIA, PARESIA ESPÁSTICA PROGRESSIVA, OU DORMÊNCIA, CONTRALATERAL OU BILATERAL, ENVOLVENDO AS PERNAS, TRANSTORNOS MENTAIS, ENTRE OUTROS SINAIS E SINTOMAS, DEPENDENDO DAS ESTRUTURAS CEREBRAIS COMPROMETIDAS.

UFRJ Graduação - Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina
Desenvolvido por: TIC/UFRJ