METÁSTASES NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL
CARCINOMA PULMONAR, ADENOCARCINOMA DE RETO, HEPATOCARCINOMA
UFRJ112-A3997-69- DURA-MÁTER APRESENTANDO VÁRIAS MASSAS DE CARCINOMA METASTÁTICO. A DURA-MÁTER PODE SOFRER INVASÃO DIRETA DE METÁSTASES NOS OSSOS DO CRÂNIO OU RECEBÊ-LAS POR VIA HEMATOGÊNICA. GERALMENTE AS METÁSTASES NA DURA-MÁTER SÃO MANIFESTAÇÃO TARDIA DE UMA NEOPLASIA MALIGNA. EM ESTUDOS EM NECROPSIAS, OBSERVAM-SE METÁSTASES NA DURA-MÁTER EM 8% A 9% DOS PACIENTES COM NEOPLASIAS MALIGNAS PRIMÁRIAS, QUE NÃO ENVOLVEM O SISTEMA NERVOSO CENTRAL. POR ORDEM DECRESCENTE DE FREQUÊNCIA DOS ÓRGÃOS COM CARCINOMAS QUE DÃO METÁSTASE PARA A DURA-MÁTER PODEM SER CITADOS: PRÓSTATA (19,5%), MAMA (16,5%), PULMÕES (11%), ESTÔMAGO (7,5%), E 45,5% COMPREENDENDO NEOPLASIAS DE VÁRIOS SÍTIOS, A SABER: HEMATOLÓGICAS, RENAIS, DO CÓLON/RETO, NEUROBLASTOMA, DO PÂNCREAS, HEPATOBILIARES, TUMOR CARCINOIDE, DA BEXIGA URINÁRIA, MIELOMA, SARCOMA DE EWING, SEMINOMA, DO ENDOMÉTRIO E DA CÉRVICE UTERINA, DO TIMO, DA TIREOIDE, CORIOCARCINOMA, MESOTELIOMA, E DE ORIGEM DESCONHECIDA [Journal of Neuro-Oncology, 75: 57–61, 2005].
UFRJ100-2773- CORTES DE CÉREBRO (SUPERIOR) E DE CEREBELO (INFERIOR) NO PLANO FRONTAL. NOTE AS MASSAS ESCURECIDAS QUE REPRESENTAM METÁSTASES DE CARCINOMA PULMONAR, COM HEMORRAGIA. O CARCINOMA PULMONAR CONSTITUI CERCA DE 35% A 64% DAS METÁSTASES ENCEFÁLICAS. AS METÁSTASES PREDOMINAM NA JUNÇÃO DO CÓRTEX COM A SUBSTÂNCIA BRANCA, COMO O MOSTRADO NA IMAGEM DO CÉREBRO. NO CEREBELO AS METÁSTASES OCORREM EM 10% A 15% DOS PACIENTES.
UFRJ101-A3403.- CORTE DE CÉREBRO NO PLANO FRONTAL, DO TELENCÉFALO, ROSTRALMENTE AO TÁLAMO. OBSERVE A MASSA METASTÁTICA DE CARCINOMA PULMONAR NO GIRO FRONTAL INFERIOR DO HEMISFÉRIO CEREBRAL ESQUERDO. COMPARE COM A IMAGEM (102) SEGUINTE DO MESMO CÉREBRO.
UFRJ102-A3403.- CORTE DE CÉREBRO NO PLANO FRONTAL, COMPREENDENDO OS LOBOS PARIETAIS. NOTE GRANDE MASSA METASTÁTICA DE CARCINOMA PULMONAR NO HEMISFÉRIO CEREBRAL ESQUERDO. COMPARE COM A IMAGEM ANTERIOR (101) DO MESMO CÉREBRO.
UFR103-A3067- DETALHE DE TRONCO ENCEFÁLICO MOSTRANDO NERVOS CRANIANOS COM METÁSTASES DE ADENOCARCINOMA DE RETO, QUE SURGIRAM 11 ANOS APÓS A CIRURGIA DA NEOPLASIA PRIMÁRIA RETAL.
UFRJ104-A3067.- DETALHE DE CORTE CORONAL (FRONTAL) DO CÉREBRO, DEMONSTRANDO OS VENTRÍCULOS LATERAIS, COM SEUS PLEXOS COROIDES, ABAIXO DESTES, OS NÚCLEOS DORSOMEDIAL E PULVINAR DO TÁLAMO E, ABAIXO DESTES, NO CENTRO, OS COLÍCULOS SUPERIORES DO MESENCÉFALO. NO COLÍCULO DO LADO ESQUERDO DA IMAGEM OBSERVA-SE METÁSTASE DE ADENOCARCINOMA DE RETO. COMPARE COM A IMAGEM ANTERIOR (103) DO MESMO PACIENTE.
UFRJ105-A3067.- CORTE DE CEREBELO E PONTE NO PLANO FRONTAL. OBSERVE, NO LOBO CEREBELAR DIREITO, MASSA METASTÁTICA DE ADENOCARCINOMA DE RETO. COMPARE COM AS IMAGENS 103 E 104 DO MESMO PACIENTE.
UFRJ106-A441270.- CORTES DE CEREBELO E DE PARTES DO CÉREBRO, NO PLANO FRONTAL, APRESENTANDO MASSAS METASTÁTICAS DE CARCINOMA PULMONAR, NO VERME CEREBELAR, E NA JUNÇÃO DA SUBSTÂNCIA CINZENTA CORTICAL COM A SUBSTÂNCIA BRANCA CEREBRAIS.
UFRJ107-A4462.- CORTES DE CÉREBRO E DE CEREBELO, NO PLANO FRONTAL, MOSTRANDO MASSAS METASTÁTICAS DE CARCINOMA PULMONAR. COMPARE COM AS IMAGENS ANTERIORES E AS IMAGENS 108 E 109 DO MESMO PACIENTE.
UFRJ-108-A4462- DETALHE DA IMAGEM ANTERIOR (UFRJ107-A4462). CORTE DE CÉREBRO NO PLANO FRONTAL DE REGIÃO POSTERIOR DOS LOBOS PARIETAIS. OBSERVE, NO HEMISFÉRIO DIREITO, MASSA METASTÁTICA DE CARCINOMA PULMONAR, COM HEMORRAGIA.
UFRJ109-A4462.- DETALHE DA IMAGEM UFRJ107-A4462. CEREBELO CORTADO NO PLANO FRONTAL. OBSERVE, EM AMBOS OS HEMISFÉRIOS, MASSAS METASTÁTICAS DE CARCINOMA PULMONAR. COMPARE COM AS IMAGENS 107 E 108 DO MESMO PACIENTE.
UFRJ110-A7042.- CORTE DE CÉREBRO NO PLANO FRONTAL, EVIDENCIANDO, NO HEMISFÉRIO DO LADO DIREITO DA IMAGEM, GRANDE MASSA METASTÁTICA DE CARCINOMA PULMONAR, BRONCOGÊNICO, COMPROMETENDO A SUBSTÂNCIA CINZENTA CORTICAL E GRANDE PARTE DA SUBSTÂNCIA BRANCA. COMPARE COM A IMAGEM SEGUINTE (111) DO MESMO PACIENTE.
UFRJ111-A7042.- CORTE FRONTAL DO CÉREBRO PERMITINDO OBSERVAR, NO CENTRO, DE CIMA PARA BAIXO, OS GIROS DO CÍNGULO, O CORPO CALOSO, OS VENTRÍCULOS LATERAIS, O NÚCLEOS TALÂMICOS, O TERCEIRO VENTRÍCULO E OS COLÍCULOS SUPERIORES DO MESENCÉFALO, E, BILATERALMENTE, OS HIPOCAMPOS, DELIMITANDO, MEDIALMENTE, O MESENCÉFALO. NOTE, NO SULCO DO GIRO DO CÍNGULO NO HEMISFÉRIO CEREBRAL DO LADO DIREITO DA IMAGEM, MASSA METASTÁTICA DE CARCINOMA PULMONAR, BRONCOGÊNICO. COMPARE COM A IMAGEM ANTERIOR (110) DO MESMO PACIENTE.
UFRJ117-A8992- CORTE FRONTAL DO CÉREBRO ATRAVÉS DO TELENCÉFALO, MOSTRANDO, BILATERALMENTE, NA REGIÃO MEDIAL, DE CIMA PARA BAIXO, OS GIROS DO CÍNGULO, O CORPO CALOSO, OS CORNOS ANTERIORES DOS VENTRÍCULOS LATERAIS, AS CABEÇAS DOS NÚCLEOS CAUDADOS, AS CÁPSULAS INTERNAS (SUBSTÂNCIA BRANCA), OS PUTÂMENS E GLOBOS PÁLIDOS, AS REGIÕES PRÉ-ÓPTICAS ANTERIORES HIPOTALÂMICAS, E AMBOS OS TRATOS ÓPTICOS. OBSERVE NO SULCO SUPERIOR DO LOBO FRONTAL DO HEMISFÉRIO CEREBRAL, DO LADO DIREITO DA IMAGEM, MASSA DE HEPATOCARCINOMA METASTÁTICO. AS METÁSTASES CEREBRAIS DE HEPATOCARCINOMA SÃO MUITO RARAS, OCORRENDO EM CERCA DE 0,9% DOS PACIENTES COM HEPATOCARCINOMA, ESPECIALMENTE NOS ESTÁDIOS TARDIOS. OS PACIENTES COM ESTA METÁSTASE TENDEM A SOBREVIVER CERCA DE 1 A 3 MESES, POIS OS TUMORES TENDEM A SER POBREMENTE DIFERENCIADOS E AGRESSIVOS, FAVORECENDO A INVASÃO NEUROVASCULAR. [Journal of Neuro-Oncology, 91: 307-313, 2009 & Journal of Neuro-Oncology, 120:209–214, 2014].