NEOPLASIA SÓLIDA PSEUDOPAPILAR DO PÂNCREAS
A neoplasia sólida pseudopapilar do pâncreas (NSPP) é um tumor raro, com baixo potencial de malignidade, de linhagem incerta e favorável prognóstico, na maioria dos casos. Constitui cerca de 1 a 3% das neoplasias exócrinas pancreáticas e ocorre principalmente em mulheres, em qualquer faixa etária. Em geral é assintomático, mas podem ser associados com massa palpável, dor e desconforto abdominais e náuseas. A ressecção cirúrgica é o tratamento de escolha, mesmo com metástases à distância. A NSPP deve ser considerada no diagnóstico diferencial de qualquer massa sólida, ou parcialmente cística, localizada no pâncreas ou no abdômen superior, principalmente em mulheres jovens. A NSPP pode ocorrer em qualquer região do pâncreas e, em geral, é arredondada, bem circunscrita e envolvida por cápsula fibrosa, com superfície de corte constituída por áreas sólidas, císticas e hemorrágicas. O exame microscópico evidencia áreas sólidas e pseudopapilares, justificando a denominação sólida e pseudopapilar da neoplasia. O diagnóstico histopatológico, por vezes, é difícil, uma vez que sua histomorfologia e o seu imunofenótipo podem sugerir outros tumores pancreáticos exócrinos e endócrinos.pdf
Referências
Chagas, V.L.A. et al. - A Molecular Study of Solid Pseudopapillary Neoplasm of the Pancreas in a Pediatric Patient. Int J Clin Pediatr. 2018;7(4):63-68.
Chagas, V.L.A. et al. - Epigenetics of Solid Pseudopapillary Neoplasm of the Pancreas. JOP. J Pancreas (Online) 2018 Jul 30; 19(4):223-227.
Chagas, V.L.A. et al. - Solid pseudopapillary neoplasia of the pancreas: a review. Rev Assoc Med Bras 2020; 66(1):87-94.