I) Adaptação, lesão e morte celulares:

 

ESTEATOSE (DEGENERAÇÃO GORDUROSA)

A esteatose é o acúmulo de lipídeos, mono- di- ou triacilgliceróis, no citoplasma de células que, usualmente, não os armazenam. Ocorre comumente no fígado, podendo também ser observada no epitélio dos túbulos renais, nas fibras musculares estriadas cardíacas e esqueléticas e no pâncreas. Deve-se a interferências no metabolismo dos ácidos graxos, envolvendo maior captação, síntese ou dificuldades em utilizá-los, transportá-los ou excretá-los. Pode ser causada por medicamentos, intoxicações, infecções, hipoxemia, diabetes mellitus, distúrbios metabólicos, obesidade, hiperlipidemia, desnutrição, alcoolismo, etc. Nos tecidos os lipídeos são corados com Sudan ou Oil Red O, não podendo os cortes histológicos serem tratados com xileno, que dissolve os lipídeos. É por isso que na coloração pelo método da hematoxilina e eosina, onde havia lipídeos fica um espaço vazio, como se observa nos cortes de fígado abaixo.

 

LÂMINA 6.32 -FÍGADO: ESTEATOSE. CONGESTÃO. COLORAÇÃO: HEMATOXILIA & EOSINA.

 

UFRJ6.32.1FigadoesteatoseHEobj10x

UFRJ 6.32.1 FÍGADO: ESTEATOSE. VISÃO PANORÂMICA. OBSERVE ACIMA, À DIREITA, PEQUENO ESPAÇO-PORTA. NOTE OS HEPATÓCITOS COM VACÚOLOS ARREDONDADOS NO CITOPLASMA, ANTES OCUPADOS POR LIPÍDEOS (REMOVIDOS NO PROCESSAMENTO HISTOLÓGICO). H&E, PEQUENO AUMENTO.

 

UFRJ6.32.2FigadoEsteatoseHEobj10x

UFRJ 6.32.2 FÍGADO: ESTEATOSE. ESPAÇO-PORTA COM VASOS E DÚCTULOS BILIARES. LÓBULOS COM HEPATÓCITOS COM CITOPLASMA VACUOLADO (ESTEATOSE). H&E. PEQUENO AUMENTO.

 

UFRJ6.32.3FigadoEspacoportaesteatoseHEobj20x

UFRJ 6.32.3. FÍGADO: ESTEATOSE. OBSERVE, À DIREITA, OS DÚCTULOS BILIARES E OS VASOS DO ESPAÇO-PORTA. LÓBULOS COM CORDÕES DE HEPATÓCITOS COM CITOPLASMA COM VACÚOLO (ESTEATOSE). NOTE OS SINUSÓIDES REPLETOS DE HEMÁCIAS (CONGESTÃO). H&E. MÉDIO AUMENTO.

 

UFRJ6.32.4FigadoEspaoportaEsteatoseHEobj40x

UFRJ 6.32.4 FÍGADO: ESTEATOSE. NOTE O ESPAÇO-PORTA COM DÚCTULOS BILIARES E VASOS. OBSERVE OS GRANDES VACÚOLOS NO CITOPLASMA DOS HEPATÓCITOS (ESTEATOSE). SINUSÓIDES COM HEMÁCIAS. H&E. GRANDE AUMENTO.

 

UFRJ6.32.5FigadoesteatoseveiacentrolobularHEobj20x

UFRJ 6.32.5. FÍGADO: ESTEATOSE. CORDÕES DE HEPATÓCITOS, COM CITOPLASMA VACUOLADO (ESTEATOSE), CONVERGINDO PARA A VEIA CENTROLOBULAR. SINUSÓIDES COM HEMÁCIAS. H&E. MÉDIO AUMENTO.

 

UFRJ6.32.6FigadoVeiacentrolobularEsteatoseHEobj40x

UFRJ 6.32.6 FÍGADO: ESTEATOSE. NOTE ACIMA, À DIREITA, VEIA CENTROLOBULAR. OBSERVE OS HEPATÓCITOS COM O CITOPLASMA VACUOLADO (ESTEATOSE) E O NÚCLEO DESLOCADO PARA A PERIFERIA. SINUSÓIDES COM HEMÁCIAS. H&E. GRANDE AUMENTO.

 

UFRJ6.32.7EsteatosehepaticaHEobj20x

UFRJ 6.32.7 FÍGADO. ESTEATOSE. OBSERVE OS HEPATÓCITOS COM GRANDE VACÚOLO, OU VÁRIOS PEQUENOS VACÚOLOS, NO CITOPLASMA (ESTEATOSE), E COM O NÚCLEO DESLOCADO PARA A PERIFERIA. NOTE, NOS SINUSÓIDES, LINFÓCITOS E, PRÓXIMAS AO CORDÃO DE HEPATÓCITOS, AS CÉLULAS DE KUPFFER, CUJO NÚCLEO É HIPERCROMÁTICO E ALONGADO. H&E. GRANDE AUMENTO.

UFRJ Graduação - Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina
Desenvolvido por: TIC/UFRJ