ANTRACOSE

 

A antracose pulmonar deve-se à inalação de micropartículas de carbono presentes no ar poluído, as quais são fagocitadas pelos macrófagos, sendo observadas como pigmento negro no citoplasma. Os pulmões normais têm tonalidade rosada, uniforme. Com a inspiração de ar poluído, com o tempo, os pulmões vão ficando acinzentados e com múltiplas manchas negras, as quais representam os agregados de macrófagos com o pigmento. Abaixo são mostradas fotomicrografias de pulmões com outras alterações patológicas principais, onde foi também observada antracose, em várias áreas do corte histopatológico.

 

LÂMINA UFRJ 1.22 PNEUMONIA LOBAR. PLEURITE: FOCOS DE ANTRACOSE.

 

UFRJ1.22.15PleuriteCongestoedemaantracoseHEobj20x

UFRJ 1.22.15 PNEUMONIA LOBAR, PLEURITE. ANTRACOSE. OBSERVE OS AGREGADOS DE MACRÓFAGOS COM PIGMENTO NEGRO, ANTRACÓTICO (MICROPARTÍCULAS DE CARBONO), NO CITOPLASMA, ASSOCIADOS COM INFILTRADO INFLAMATÓRIO LINFOCITÁRIO, CONGESTÃO E O EDEMA. H&E. MÉDIO AUMENTO.

 

UFRJ1.22.16PleuriteMacrfagospigmentoAntracoseLinfcitosHEobj40x

UFRJ 1.22.16 PNEUMONIA LOBAR. PLEURITE. ANTRACOSE. DETALHE DOS MACRÓFAGOS COM PIGMENTO NEGRO, ANTRACÓTICO, NO CITOPLASMA. NOTE O EDEMA, A CONGESTÃO VASCULAR E O INFILTRADO INFLAMATÓRIO LINFOCITÁRIO E HISTIOCITÁRIO ASSOCIADOS. H&E. GRANDE AUMENTO.

 

LÂMINA UFRJ 13.29.5 PULMÃO. CARCINOMA DUCTAL MAMÁRIO METASTÁTICO. ANTRACOSE.

 

UFRJ13.29.5PulmaoCarcinomaDuctalMetastaticoAntracoseLinfocitosHEobj20x 

UFRJ 13.29.5 PULMÃO. CARCINOMA DUCTAL MAMÁRIO METASTÁTICO. ANTRACOSE. OBSERVE MASSAS DE CÉLULAS EPITELIAIS NEOPLÁSICAS OCUPANDO OS ESPAÇOS AÉREOS. NO CENTRO HÁ SEPTO COM INFILTRADO INFLAMATÓRIO LINFOCITÁRIO. NOTE OS MACRÓFAGOS COM PIGMENTO ENEGRECIDO, ANTRACÓTICO. H&E, MÉDIO AUMENTO.

UFRJ Graduação - Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina
Desenvolvido por: TIC/UFRJ