1. ANENCEFALIA

 

MALFORMAÇÃO CONGÊNITA: ANENCEFALIA

 

UFRJ1NeonatoLadodireitoAnencefaliaacardia

UFRJ. 1. NEOMORTO ANENCÉFALO, LADO DIREITO. AO FINAL DA QUARTA SEMANA DO DESENVOLVIMENTO, JÁ NO PERÍODO EMBRIONÁRIO, SURGE O TUBO NEURAL, O QUAL PERMANECE TEMPORARIAMENTE ABERTO NOS EXTREMOS CEFÁLICO E CAUDAL DO CORPO DO EMBRIÃO. O NÃO FECHAMENTO DA EXTREMIDADE CEFÁLICA IMPEDE O DESENVOLVIMENTO DO ENCÉFALO, DA CALOTA CRANIANA E DAS ESTRUTURAS QUE A COBREM, CARACTERIZANDO A ANENCEFALIA. ESTA OCORRE EM CERCA DE 1:1.000 NASCIMENTOS, É QUATRO VEZES MAIS FREQUENTE NO SEXO FEMININO E PREDOMINA NOS BRANCOS.

 

UFRJ2.NeonatoLadoesquerdoAnencefaliaeacardia

UFRJ 2. NEOMORTO ANENCÉFALO, LADO ESQUERDO. AO FINAL DA QUARTA SEMANA DO DESENVOLVIMENTO, JÁ NO PERÍODO EMBRIONÁRIO, SURGE O TUBO NEURAL, O QUAL PERMANECE TEMPORARIAMENTE ABERTO NOS EXTREMOS CEFÁLICO E CAUDAL DO CORPO DO EMBRIÃO. O NÃO FECHAMENTO DA EXTREMIDADE CEFÁLICA IMPEDE O DESENVOLVIMENTO DO ENCÉFALO E DA CALOTA CRANIANA COM OS SEUS REVESTIMENTOS, CARACTERIZANDO A ANENCEFALIA. OBSERVE QUE OUTRAS ESTRUTURAS DA CABEÇA TAMBÉM TÊM O DESENVOLVIMENTO COMPROMETIDO, COMO AS ORELHAS MALFORMADAS, OS OLHOS GRANDES, O NARIZ LARGO, O PESCOÇO CURTO E A LÍNGUA PROTRUSA.

 

UFRJ3NeonatoFrenteAnencefaliaeacardia

UFRJ 3. NEOMORTO ANENCÉFALO. VISÃO FRONTAL. AO FINAL DA QUARTA SEMANA DO DESENVOLVIMENTO, JÁ NO PERÍODO EMBRIONÁRIO, SURGE O TUBO NEURAL, O QUAL PERMANECE TEMPORARIAMENTE ABERTO NOS EXTREMOS CEFÁLICO E CAUDAL DO CORPO DO EMBRIÃO. O NÃO FECHAMENTO DA EXTREMIDADE CEFÁLICA IMPEDE O DESENVOLVIMENTO DO ENCÉFALO E DA CALOTA CRANIANA COM OS SEUS REVESTIMENTOS, CARACTERIZANDO A ANENCEFALIA. OBSERVE QUE OUTRAS ESTRUTURAS TAMBÉM TÊM O DESENVOLVIMENTO COMPROMETIDO, COMO AS ORELHAS MALFORMADAS E DOBRADAS, OS OLHOS GRANDES E SALTADOS, O NARIZ LARGO, A LÍNGUA PROTRUSA E O PESCOÇO CURTO.

 

UFRJ4NeonatoAnencefaliavistodorso

UFRJ 4. NEOMORTO ANENCÉFALO. VISÃO DORSAL. AO FINAL DA QUARTA SEMANA DO DESENVOLVIMENTO, JÁ NO PERÍODO EMBRIONÁRIO, SURGE O TUBO NEURAL, O QUAL PERMANECE TEMPORARIAMENTE ABERTO NOS EXTREMOS CEFÁLICO E CAUDAL DO CORPO DO EMBRIÃO. O NÃO-FECHAMENTO DA EXTREMIDADE CEFÁLICA IMPEDE O DESENVOLVIMENTO DO ENCÉFALO E DA CALOTA CRANIANA COM OS SEUS REVESTIMENTOS, CARACTERIZANDO A ANENCEFALIA. NOTE, PROJETANDO-SE DA BASE DO CRÂNIO MASSA, DE TECIDO NERVOSO DEGENERADO, ENEGRECIDO, COBERTA POR FINA MEMBRANA ESBRANQUIÇADA. OBSERVE O PESCOÇO CURTO E AS ORELHAS MALFORMADAS.

 

UFRJ5NeonatoAnencefaliatopocabeca

UFRJ 5. NEOMORTO ANENCÉFALO. VISÃO DO TOPO DA CABEÇA. AO FINAL DA QUARTA SEMANA DO DESENVOLVIMENTO, JÁ NO PERÍODO EMBRIONÁRIO, SURGE O TUBO NEURAL, O QUAL PERMANECE TEMPORARIAMENTE ABERTO NOS EXTREMOS CEFÁLICO E CAUDAL DO CORPO DO EMBRIÃO. O NÃO FECHAMENTO DA EXTREMIDADE CEFÁLICA IMPEDE O DESENVOLVIMENTO DO ENCÉFALO E DA CALOTA CRANIANA COM OS SEUS REVESTIMENTOS, CARACTERIZANDO A ANENCEFALIA. NOTE, PROJETANDO-SE DA BASE DO CRÂNIO, MASSA DE TECIDO NERVOSO DEGENERADO, ENEGRECIDO, COBERTA POR FINA MEMBRANA ESBRANQUIÇADA. A MASSA DE TECIDO NERVOSO DEGENERADO, NECRÓTICO, CONTÉM MUITOS VASOS SANGUÍNEOS CONGESTOS DE PAREDES FINAS. USUALMENTE A QUANTIDADE DE MASSA ENCEFÁLICA PRESENTE AO NASCIMENTO É MENOR QUE A OBSERVADA NO FINAL DO SEGUNDO TRIMESTRE GESTACIONAL. NOS CASOS EM QUE O BULBO ESTÁ PRESENTE É POSSÍVEL A SOBREVIVÊNCIA POR MUITOS DIAS A VÁRIOS MESES OU UM ANO. NOS ANENCÉFALOS OBSERVAM-SE TAMBÉM AGENESIA DO HIPOTÁLAMO E DA NEURO-HIPÓFISE, HIPOPLASIA OU AUSÊNCIA DA ADENO-HIPÓFISE E DAS CORTICAIS ADRENAIS, ALÉM DE HIPOPLASIA DOS PULMÕES QUE, ASSOCIADA COM DEFEITO NA DEGLUTIÇÃO, FAVORECE A POLIIDRÂMNIA DURANTE A GESTAÇÃO. NOTE, AINDA, OS OLHOS PROTRUSOS, O NARIZ LARGO E AS ORELHAS MALFORMADAS. LEIA MAIS EM: Anencephaly.

UFRJ Graduação - Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina
Desenvolvido por: TIC/UFRJ