9 E 10. POLIPOSE ADENOMATOSA FAMILIAR DO CÓLON

 

9. NEOPLASIA EPITELIAL. CÓLON. POLIPOSE ADENOMATOSA FAMILIAR

 

UFRJ15Poliposefamiliardocolon

UFRJ 15. ADULTO. CÓLON. POLIPOSE ADENOMATOSA FAMILIAR. ESTA É DOENÇA GENÉTICA COM HERANÇA AUTOSSÔMICA DOMINANTE. NOTE QUE A SUPERFÍCIE MUCOSA DO INTESTINO GROSSO ESTÁ TOTALMENTE TOMADA POR ESTRUTURAS POLIPÓIDES DE TAMANHOS VARIADOS. USUALMENTE OS PÓLIPOS SÃO ADENOMATOSOS TUBULARES, MAS PODEM TAMBÉM SER TUBULOVILOSOS, OU VILOSOS. A PROBABILIDADE DE SURGIR ADENOCARCINOMA NOS PÓLIPOS AUMENTA COM O PASSAR DOS ANOS, SENDO CERCA DE 10% EM 10 ANOS, 50% EM 20 ANOS E 100% EM 30 ANOS. COMPARE COM AS IMAGENS 16, 17 E 18.

 

UFRJ16Poliposefamiliardocolondetalhe

UFRJ 16. ADULTO. CÓLON. POLIPOSE ADENOMATOSA FAMILIAR (DETALHE DA IMAGEM 15). NOTE A SUPERFÍCIE MUCOSA COBERTA POR ESTRUTURAS POLIPÓIDES DE DIFERENTES TAMANHOS E FORMAS. COMPARE COM AS IMAGENS 15, 17 E 18.

 

10. NEOPLASIA EPITELIAL. CÓLON. POLIPOSE ADENOMATOSA FAMILIAR

 

UFRJ17Poliposefamiliardocolon

 UFRJ 17. ADULTO. CÓLON. POLIPOSE ADENOMATOSA FAMILIAR (DOENÇA GENÉTICA DE HERANÇA AUTOSSÔMICA DOMINANTE). NOTE OS PÓLIPOS DE DIFERENTES FORMAS E TAMANHOS COBRINDO A SUPERFÍCIE DA MUCOSA INTESTINAL. OS PÓLIPOS PODEM SER ADENOMAS TUBULARES (PREDOMINANTES), TUBULOVILOSOS OU VILOSOS. NESTA DOENÇA FAMILIAR HÁ O SURGIMENTO PROGRESSIVO DE PÓLIPOS, PARTICULARMENTE NA REGIÃO RETOSSIGMÓIDE, JÁ A PARTIR DOS 10 ANOS DE IDADE, E COMPROMETIMENTO DE TODO O INTESTINO GROSSO, COM MANIFESTAÇÃO CLÍNICA JÁ POR VOLTA DOS 36 ANOS DE IDADE. O SURGIMENTO DE ADENOCARCINOMA DÁ-SE POR VOLTA DOS 40 ANOS DE IDADE. PELO MENOS DEVE HAVER 100 PÓLIPOS PARA SE FAZER O DIAGNÓSTICO DE POLIPOSE FAMILIAR DO CÓLON CLÁSSICA. ALÉM DOS PÓLIPOS NO CÓLON TAIS PACIENTES PODEM TAMBÉM APRESENTAR PÓLIPOS NO ESTÔMAGO E NO INTESTINO DELGADO, ESPECIALMENTE NA AMPOLA DE VATER. EXISTEM FORMAS ATENUADAS DESTA DOENÇA COM POUCOS PÓLIPOS, CERCA DE 30, ESPECIALMENTE NO CÓLON PROXIMAL, E FORMAS QUE SE ASSOCIAM COM SÍNDROMES, COMO A DE GARDNER, ONDE OS PACIENTES TAMBÉM DESENVOLVEM OSTEOMAS (MANDÍBULA, CRÂNIO E OSSOS LONGOS), CISTOS EPIDÉRMICOS, FIBROMATOSES NOS TECIDOS MOLES, E ADENOCARCINOMA DUODENAL E CARCINOMA DE TIREÓIDE, E A DE TURCOT, CUJOS PACIENTES TÊM TAMBÉM TUMORES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL, COMO MEDULOBLASTOMA E GLIOBLASTOMA.

 

UFRJ18Poliposefamiliardocolon

UFRJ 18. ADULTO. CÓLON. POLIPOSE ADENOMATOSA FAMILIAR (DETALHE DA IMAGEM 17). NOTE OS PÓLIPOS, DE FORMAS E TAMANHOS VARIADOS, COBRINDO A SUPERFÍCIE DA MUCOSA INTESTINAL (DOENÇA GENÉTICA DE HERANÇA AUTOSSÔMICA DOMINANTE). LEIA MAIS EM: Familial adenomatous polyposis e Gastrointestinal inherited polyposis syndromesUpper-gastrointestinal-pathology-in-familial-adenomatous-polyposis..

UFRJ Graduação - Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina
Desenvolvido por: TIC/UFRJ