Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

15. ADENOCARCINOMA DE ESTÔMAGO DO TIPO INTESTINAL

 

NEOPLASIA EPITELIAL MALIGNA. ESTÔMAGO. ADENOCARCINOMA DO TIPO INTESTINAL (P. A. LAURÉN)

 

UFRJ26EstomagoAdenocarcinoma

UFRJ 26. ADULTO. ESTÔMAGO. NEOPLASIA EPITELIAL. ADENOCARCINOMA DO TIPO INTESTINAL (LAURÉN) [PEKKA AUGUST LAURÉN (1922-    ), MÉDICO PATOLOGISTA FINLANDÊS]. NOTE, NO CENTRO E À ESQUERDA, A SUPERFÍCIE DA MUCOSA COM SUAS PREGAS NORMAIS. OBSERVE, À DIREITA, DUAS MASSAS NEOPLÁSICAS; EM CIMA, COM ASPECTO POLIPÓIDE, VEGETANTE [TIPO I DE BORRMANN; ROBERT BORRMANN (1870-1943), MÉDICO PATOLOGISTA ALEMÃO] E, EM BAIXO, COM CRESCIMENTO EXPANSIVO, SOBRELEVADA E ULCERADA (TIPO II DE BORRMANN). 95% DAS NEOPLASIAS MALIGNAS DO ESTÔMAGO SÃO CARCINOMAS, DOS QUAIS CERCA DE 60% OCORREM NA REGIÃO ANTRAL. ESTAS NEOPLASIAS COSTUMAM SER DETECTADAS JÁ AVANÇADAS, QUANDO A MUSCULAR PRÓPRIA DA PAREDE GÁSTRICA JÁ ESTÁ INVADIDA (SOBREVIDA DE 5 ANOS EM 50% A 70% DOS PACIENTES), DEVIDO AOS SINAIS E SINTOMAS SEREM, USUALMENTE, INESPECÍFICOS COMO: PERDA DO APETITE (ANOREXIA), EMAGRECIMENTO, ANEMIA, HEMORRAGIA GÁSTRICA, VÔMITOS, ETC. SÃO FATORES PREDISPONENTES OS HEREDITÁRIOS (FAMILIARES), OS ALIMENTOS DEFUMADOS, RICOS EM NITRITOS OU HIDROCARBONETOS AROMÁTICOS (MUTAGÊNICOS), ALIMENTOS MUITO SALGADOS, DEFICIÊNCIA DE VERDURAS, LEGUMES E FRUTAS NA ALIMENTAÇÃO, GASTRITE CRÔNICA ATRÓFICA COM METAPLASIA INTESTINAL, COLONIZAÇÃO POR Helicobacter pylori, ETC. SEGUNDO A CLASSIFICAÇÃO DE P. A. LAURÉN (1965) OS ADENOCARCINOMAS GÁSTRICOS SÃO DO TIPO INTESTINAL, SE SURGIREM DE TRANSFORMAÇÃO DO EPITÉLIO METAPLÁSICO DE PADRÃO INTESTINAL, USUALMENTE PRESENTE NAS GASTRITES CRÔNICAS ATRÓFICAS, E DO TIPO DIFUSO, SE AS CÉLULAS NEOPLÁSICAS SÃO EM ANEL DE SINETE. OS DE TIPO INTESTINAL COSTUMAM PREDOMINAR EM ADULTOS, COM CERCA DE 60 ANOS DE IDADE, E TER UM PROGNÓSTICO MELHOR DO QUE OS DE TIPO DIFUSO. OS ADENOCARCINOMAS DO TIPO INTESTINAL (COM ESTRUTURAS GLANDULIFORMES) TENDEM A METASTATIZAR, POR VIA LINFÁTICA E, MAIS COMUMENTE, POR VIA HEMATOGÊNICA, PARA O FÍGADO, PULMÕES E OSSOS, ENTRE OUTROS ÓRGÃOS. A DISSEMINAÇÃO POR VIA PERITONEAL É MENOS COMUM (BORRMANN, R.; HENKE, F. & LUBARSCH, O. - HANDBUCH DER SPEZIELLEN PATHOLOGISCHEN ANATOMIE UND HISTOLOGIE. BERLIN; JULIUS SPRINGER; 1926. V.4, P. 865. LAURÉN, P. A. - THE TWO HISTOLOGICAL MAIN TYPES OF GASTRIC CARCINOMA: DIFFUSE AND SO-CALLED INTESTINAL TYPE CARCINOMA. AN ATTEMPT AT A HISTO-CLINICAL CLASSIFICATION. ACTA PATHOL. MICROBIOL. SCAND., 64: 31-49, 1965).

 

UFRJ27EstomagoAdenocarcinoma

UFRJ 27. ADULTO. ESTÔMAGO. ADENOCARCINOMA, DO TIPO INTESTINAL (LAURÉN), EM FASE AVANÇADA. DETALHE DA IMAGEM 26. NOTE A MASSA NEOPLÁSICA POLIPÓIDE, VEGETANTE, (TIPO I DE BORRMANN) PROJETANDO-SE DA MUCOSA.

 

UFRJ28EstomagoAdenocarcinoma2

UFRJ 28. ADULTO. ESTÔMAGO. ADENOCARCINOMA, DO TIPO INTESTINAL (LAURÉN), EM FASE AVANÇADA. DETALHE DA IMAGEM 26. NOTE A MASSA NEOPLÁSICA COM CRESCIMENTO EXPANSIVO, BORDOS SOBRELEVADOS, E CENTRO ULCERADO (TIPO II DE BORRMANN). LEIA MAIS EM: The Lauren classification of gastric cancer e Gastric carcinoma: Morphologic classifications and molecular changes e Adenocarcinoma of the stomachGastric cancer: Classification, histology and application of molecular pathologyBorrmann classification of advanced gastric carcinoma: comparison with histopathology e Grading and classification of stomach cancer.

 

Um pouco de história:

 

ENTREVISTA COM PEKKA AUGUST LAURÉN (1922-     ), MÉDICO PATOLOGISTA FINLANDÊS

 PekkaAugustLauren

 
In: Gut 2013;63:1230-1231doi:10.1136/gutjnl-2013-304522

=======================================================================

 Robert Borrmann

Robert Borrmann é o fundador do Instituto de Patologia em Bremen, que ele dirigiu de 1909 até 1935. Em uma tese original, para qualificação doutoral, em 1901, ele estabeleceu a "clássica" classificação dos tumores do estômago, válida ainda hoje.

Nascido em 1870 em Braunschweig. Curso superior em Leipzig, Freiburg, Jena e Göttingen. Provas estatais (1) em 1895. Em 1896 foi assistente de Ribbert em Zürick. Em 1898 mudou-se para Breslau para trabalhar com o patologista Emil Ponfick. Em 1900 foi 1o assistente de Ribbert em Marburg. Em 1901 alcançou a qualificação doutoral. Em 1903 mudou-se com Ribbert para Göttingen. Em 1905 aceitou o cargo de Anatomopatologista no Hospital Ducal em Braunschweig. Em 1907 era Professor muito reconhecido. Em 1909 foi convocado para ir a Bremen para a tarefa de dirigir a construção de um Instituto de Patologia. Em 1935 aposentou-se, permaneceu como diretor provisório do instituto até 1937. Com a idade de 73 anos faleceu em 1943. In: Georg Dhom - Geschichte Der Histopathologie [História da Histopatologia]; Berlin, Heidelberg; Springer-Verlag; 2001. (1) [N.T.: exames de qualificação/habilitação profissional prestados, segundo as leis do Estado Alemão, a fim de se obter o certificado estatal de licença para exercer a profissão].

 

CLASSIFICAÇÃO MACROSCÓPICA DO CÂNCER GÁSTRICO,

SEGUNDO ROBERT BORRMANN (1870-1943), MÉDICO PATOLOGISTA ALEMÃO

ClassificacaodeBorrmanndoCancerGastrico

 

UFRJ Graduação - Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina
Desenvolvido por: TIC/UFRJ