41 E 42. TUBERCULOSE PULMONAR COM CAVERNAS SANEADAS, BRONQUIECTASIAS E REDUÇÃO PULMONAR

 

41. PROCESSO INFLAMATÓRIO CRÔNICO GRANULOMATOSO, COM NECROSE CASEOSA PURIFORME.

TUBERCULOSE PULMONAR PROGRESSIVA. CAVERNA SANEADA, BRONQUIECTASIAS E REDUÇÃO PULMONAR

 

UFRJ65PulmaoTuberculoseCavernaBronquiectasias

UFRJ. 65. ADULTO. CORTES DE PULMÃO DIREITO. TUBERCULOSE PROGRESSIVA COM REDUÇÃO DO VOLUME PULMONAR. OBSERVE, NO ÁPICE DO LOBO SUPERIOR, GRANDE CAVERNA, ANTIGA E SANEADA, COM PSEUDOCÁPSULA FIBROSA E MOSTRANDO CONTINUIDADE COM BRÔNQUIO DILATADO, EM SUA PORÇÃO INFERIOR (CORTE À ESQUERDA). NOS LOBOS MÉDIO E INFERIOR, NOTE OS VÁRIOS BRÔNQUIOS DILATADOS (BRONQUIECTASIAS) E A ACENTUADA REDUÇÃO DO PARÊNQUIMA ACINAR. A GRANDE CAVERNA PODE SURGIR A PARTIR DE FOCOS DE TUBERCULOSE PNEUMÔNICA CASEOSA, PELA FUSÃO PURIFORME DAS ÁREAS DO PARÊNQUIMA COM NECROSE CASEOSA E POSTERIOR ELIMINAÇÃO DO CONTEÚDO NECRÓTICO PURIFORME (NECROSE LIQUEFATIVA) PARA O EXTERIOR, VIA BRÔNQUIO, FORMANDO-SE CAVIDADES IRREGULARES, QUE PODEM SE COALECER NUMA AMPLA CAVERNA. IGUALMENTE, ÁREA COM BRONQUITE CRÔNICA GRANULOMATOSA COM NECROSE CASEOSA, CUJO PROCESSO INFLAMATÓRIO CASEOSO SE ESTENDE PARA OS TECIDOS PULMONARES CIRCUNDANTES, PODEM TAMBÉM FAVORECE O APARECIMENTO DE CAVIDADES, APÓS A FUSÃO PURIFORME E A ELIMINAÇÃO DO TECIDO NECRÓTICO CASEOSO, LIQUEFEITO, PARA O EXTERIOR. AS CAVERNAS TENDEM A AUMENTAR PROGRESSIVAMENTE, SENDO QUE AS BRONCÓGENAS PODEM PERMANECER COM TAMANHO ESTÁVEL POR VÁRIOS ANOS. COM O TEMPO, O PROCESSO INFLAMATÓRIO CRÔNICO GRANULOMATOSO COM NECROSE CASEOSA NO PARÊNQUIMA PULMONAR, QUE CIRCUNDA A CAVERNA, PAULATINAMENTE VAI SENDO SUBSTITUIDO POR TECIDO CONJUNTIVO FIBROSO, SURGINDO, AO FINAL, UMA PSEUDOCÁPSULA FIBROSA. SIMULTANEAMENTE, A SUPERFÍCIE INTERNA DA CAVERNA VAI TORNANDO-SE LISA, COM OU SEM REVESTIMENTO EPITELIAL. AS BRONQUIECTASIAS SÃO DILATAÇÕES PERMANENTES DOS BRÔNQUIOS, USUALMENTE ASSOCIADAS COM INFLAMAÇÃO PARIETAL. PODEM TER INÚMERAS CAUSAS, DE NATUREZA INFECCIOSA E NÃO-INFECCIOSA, QUE AFETAM PRIMARIAMENTE E PREPONDERANTEMENTE OS PULMÕES, OU ESTES SECUNDARIAMENTE A PARTIR DE DOENÇAS SISTÊMICAS. PODEM-SE CITAR COMO CAUSAS NÃO-INFECCIOSAS: DOENÇAS CONGÊNITAS, DEFICIÊNCIAS IMUNOLÓGICAS, DISCINESIAS CILIARES, OBSTRUÇÃO MECÂNICA, ASMA, ASPIRAÇÃO, FIBROSE PULMONAR, COLAGENOSES, SARCOIDOSE, AMILOIDOSE, ETC; COMO CAUSAS INFECCIOSAS PODEM SER INFECCÇÕES BACTERIANAS (Staphyloccocus aureus, Haemophillus influenza, Streptococcus sp, Mycoplasma pneumoniae, Klebsiella sp, Pseudomonas sp, Mycobacterium tuberculosis, Mycobacterium avium-intracellulare), FÚNGICAS (Aspergillus sp, Histoplasma sp, Coccidioides sp, Pneumocystis sp) OU VIRAIS (ADENOVÍRUS, HERPES, VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV), INFLUENZA, VÍRUS DO SARAMPO). DENTRE AS INFECÇÕES BACTERIANAS, AS BRONQUIECTASIAS ESTÃO RELACIONADAS COM MICOBACTÉRIAS EM CERCA DE 22,8% DOS CASOS (NICOTRA, N.B. ET AL. CLINICAL, PATHOPHYSIOLOGIC, AND MICROBIOLOGIC CHARACTERIZATION OF BRONCHIECTASIS IN AN AGING COHORT. CHEST 108: 955-961, 1995).

 

42. PROCESSO INFLAMATÓRIO CRÔNICO GRANULOMATOSO, COM NECROSE CASEOSA PURIFORME.

TUBERCULOSE PULMONAR PROGRESSIVA, ANTIGA, COM CAVERNAS, BRONQUIECTASIAS

E REDUÇÃO DO VOLUME PULMONAR

 

UFRJ66TuberculoseantigaReducaoVolumetricaeCavernas

UFRJ. 66. ADULTO. CORTE DE PULMÃO ESQUERDO. TUBERCULOSE PROGRESSIVA, COM ACENTUADA REDUÇÃO DO VOLUME PULMONAR. NO LOBO SUPERIOR HÁ CAVIDADES SANEADAS E ESCASSA ÁREA FIBRÓTICA NA PERIFERIA. OBSERVE A ADERÊNCIA DAS PLEURAS, ENTRE OS LOBOS, COM ESPESSAMENTO E FIBROSE. NO LOBO INFERIOR, VEEM-SE BRONQUIECTASIAS E CAVIDADES COLAPSADAS EM MEIO A PARÊNQUIMA CONSOLIDADO, FIBRÓTICO. AS CAVIDADES NA TUBERCULOSE PULMONAR PODEM VARIAR DE 1 CM A 10 CM OU MAIS, PODENDO OCUPAREM TODO UM LOBO. OS LIMITES DAS CAVIDADES, USUALMENTE, SÃO POR PSEUDOCÁPSULA DE TECIDO CONJUNTIVO FIBROSO, QUE DELIMITA SUPERFÍCIES INTERNAS LISAS, QUE PODEM ASSOCIAR-SE, OU NÃO, COM MATERIAL NECRÓTICO, CASEOSO OU PURIFORME. A COMUNICAÇÃO DA CAVIDADE COM BRÔNQUIO PERMITE A LIBERAÇÃO DO MATERIAL NECRÓTICO PARA O EXTERIOR (VÔMICA), ASSIM COMO A DISSEMINAÇÃO DO BACILO DE KOCH PARA OUTRAS ÁREAS DO MESMO PULMÃO, OU PARA O OUTRO PULMÃO. COMPLICAÇÕES COMO EROSÕES DE VASOS SANGUÍNEOS PODEM DESENCADEAR HEMORRAGIAS SOB A FORMA DE HEMOPTISES. A COLONIZAÇÃO DAS CAVIDADES POR FUNGOS OPORTUNISTAS PODE PROMOVER O SURGIMENTO DE BOLAS FÚNGICAS (VEJAS AS IMAGENS 62, 63 E 64).

 

UFRJ67TuberculoseprogressivaCavernasecolapso

UFRJ. 67. ADULTO. PULMÃO. TUBERCULOSE PROGRESSIVA COM ACENTUADA REDUÇÃO DO VOLUME PULMONAR. (DETALHE DA SUPERFÍCIE DE CORTE, À ESQUERDA, DA IMAGEM 66). OBSERVE, À DIREITA, PARTE DO LOBO SUPERIOR COM CAVERNAS SANEADAS, CUJAS SUPERFÍCIES INTERNAS SÃO LISAS E AS PAREDES FINAS. NOTE, NA TRANSIÇÃO COM O LOBO INFERIOR (À ESQUERDA), A ADERÊNCIA E O ESPESSAMENTO DAS PLEURAS NA CISSURA E, NO LOBO INFERIOR, CAVIDADE COLAPSADA, BRONQUIECTASIAS, E CONSOLIDAÇÃO DO PARÊNQUIMA PULMONAR COM FIBROSE.

UFRJ Graduação - Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina
Desenvolvido por: TIC/UFRJ