Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

 20. CARCINOMA EPIDERMOIDE POUCO DIFERENCIADO PULMONAR

NEOPLASIA EPITELIAL MALIGNA. PULMÃO. CARCINOMA EPIDERMOIDE POUCO DIFERENCIADO.

PNEUMONITE. PLEURITE. ANTRACOSE

 

UFRJ34PulmaoCarcinomaEpidermoidePoucoDiferenciado

UFRJ. 34. ADULTO. PULMÃO. CARCINOMA EPIDERMOIDE, POUCO DIFERENCIADO, SEGUNDO O EXAME HISTOPATOLÓGICO. OBSERVE A MASSA NEOPLÁSICA, BRANCACENTA, CENTRAL, DE CONTORNOS LOBULADOS, RELACIONADA COM BRÔNQUIO SEGMENTAR, CUJA LUZ ESTÁ OCLUIDA PELA NEOPLASIA. NOTE O PARÊNQUIMA PULMONAR ADJACENTE COLABADO (ATELECTASIA), E O RESTANTE COM ASPECTO ENFISEMATOSO, ESPECIALMENTE NA PORÇÃO INFERIOR DO LOBO. OS TUMORES CENTRAIS, ANTES DE OBSTRUIREM O BRÔNQUIO, SÃO ASSINTOMÁTICOS OU POUCO SINTOMÁTICOS. OS SINAIS E SINTOMAS COSTUMAM SER VARIÁVEIS COMO: TOSSE, ESTRIDOR, SIBILOS, DISPNÉIA, ANOREXIA, EMAGRECIMENTO, DOR TORÁCICA, HEMOPTISE, DERRAME PLEURAL, E OS DECORRENTES DA OBSTRUÇÃO BRÔNQUICA, COMO ATELECTASIA E PNEUMONITE, ALÉM DOS RELACIONADOS COM AS SÍNDROMES PARANEOPLÁSICAS (MANIFESTAÇÕES DERMATOLÓGICAS, ENDÓCRINAS, NEUROLÓGICAS, HEMATOLÓGICAS, RENAIS, ETC).

 

UFRJ35PulmaoCarcinomaEpidermoidePoucoDiferenciado

UFRJ. 35. ADULTO. PULMÃO. CARCINOMA EPIDERMÓIDE POUCO DIFERENCIADO, SEGUNDO O EXAME HISTOPATOLÓGICO. DETALHE DA IMAGEM 34. NOTE A MASSA NEOPLÁSICA OCLUINDO A LUZ DE BRÔNQUIO SEGMENTAR E COMPRIMINDO O PARÊNQUIMA PULMONAR ADJACENTE (ATELECTASIA). OS CARCINOMAS PULMONARES, ALÉM DAS VIAS LINFÁTICA, HEMATOGÊNICA, OU POR CONTIGUIDADE PARA OS ÓRGÃO VIZINHOS, PODEM IGUALMENTE SE DISSEMINAR PELA LUZ BRÔNQUICA PARA OUTRAS ÁREAS DO MESMO PULMÃO, ASSIM COMO PARA O OUTRO PULMÃO. DENTRO DO PARÊNQUIMA PULMONAR AS CÉLULAS NEOPLÁSICAS PODEM TAMBÉM ESTENDER-SE PARA OS ESPAÇOS AÉREOS CONTÍGUOS, ATRAVÉS DO INTERSTÍCIO, TORNANDO MAIS ESPESSOS OS SEPTOS ALVEOLARES E AS PAREDES BRONQUIOLARES.

 

UFRJ36PneumoniteepleuritesecundariasaoCarcinomaEpidermoide

UFRJ. 36. ADULTO. PULMÃO (SUPERFÍCIE DE CORTE OPOSTA À DAS IMAGENS 34 E 35). PNEUMONITE E PLEURITE. NOTE A TRAMA PARDO-CLARA RELACIONADA COM OS SEPTOS LOBULARES, E A PLEURA ESPESSADA E ESBRANQUIÇADA. A TONALIDADE CINZA ESCURA DO PULMÃO DEVE-SE AO PIGMENTO ANTRACÓTICO.

UFRJ Graduação - Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina
Desenvolvido por: TIC/UFRJ