21. CARCINOMA EPIDERMOIDE BEM DIFERENCIADO PULMONAR

 

NEOPLASIA EPITELIAL MALIGNA. PULMÃO. CARCINOMA EPIDERMÓIDE BEM DIFERENCIADO, BRONCOGÊNICO,

COM ACENTUADA DESMOPLASIA, INVADINDO O LOBO MÉDIO DIREITO E

O MEDIASTINO (VEIA CAVA SUPERIOR E O ÁTRIO DIREITO),

 PNEUMONIA SECUNDÁRIA, ANTRACOSE

 

UFRJ37PulmaoCarcinomaEpidermoideInvasaoCardiacaFrente

UFRJ 37. ADULTO. PULMÃO. CARCINOMA EPIDERMÓIDE BEM DIFERENCIADO, SEGUNDO O EXAME HISTOPATOLÓGICO. NOTE A NEOPLASIA INFILTRANDO O PULMÃO DIREITO E O MEDIASTINO (VEIA CAVA SUPERIOR E O ÁTRIO DIREITO). OBSERVE A EXTENSA ÁREA DE NECROSE DA NEOPLASIA NO LOBO MÉDIO DO PULMÃO DIREITO, O ESPESSAMENTO PLEURAL, E A PNEUMONIA SECUNDÁRIA NO LOBO INFERIOR. NO MEDIASTINO OBSERVE, ABERTOS, PARTE DA CROSSA DA AORTA CENTRALMENTE E, AO SEU LADO, O TRONCO DA ARTÉRIA PULMONAR. A TONALIDADE ENEGRECIDA GERAL DEVE-SE À ANTRACOSE. USUALMENTE OS CARCINOMAS EPIDERMÓIDES PULMONARES VARIAM DE PEQUENOS TUMORES OBSTRUTIVOS BRÔNQUICOS A GRANDES MASSAS, QUE CHEGAM A OCUPAR EXTENSAS ÁREAS DO PULMÃO, COM CAVITAÇÕES POR NECROSE, AS QUAIS PODEM COMPLICAR COM HEMORRAGIAS OU INFECÇÕES SECUNDÁRIAS. AS ÁREAS MAIS FIRMES E ESBRANQUIÇADAS RESULTAM DE DESMOPLASIA (FIBROSE) DO ESTROMA TUMORAL.

 

UFRJ38PulmaoCaEpidermoideInvadeCoracaoDetalheFrente

UFRJ 38. ADULTO. PULMÃO. CARCINOMA EPIDERMÓIDE BEM DIFERENCIADO, SEGUNDO O EXAME HISTOPATOLÓGICO (DETALHE DA IMAGEM 37). OBSERVE A NEOPLASIA OCUPANDO O LOBO MÉDIO DO PULMÃO DIREITO, COM ÁREAS DE CAVITAÇÃO POR NECROSE. NOTE O ASPECTO COMPACTO E ESBRANQUIÇADO (DESMOPLASIA) DA NEOPLASIA NA ÁREA CENTRAL E A INVASÃO DO MEDIASTINO (VEIA CAVA SUPERIOR E O ÁTRIO DIREITO). NO LOBO INFERIOR, REDUZIDO DE TAMANHO, NOTE A PNEUMONIA SECUNDÁRIA E O ESPESSAMENTO PLEURAL.

 

UFRJ39PulmaoCarcinomaEpidermoideInvadeCoracaoVerso

FRJ. 39. ADULTO. PULMÃO. CARCINOMA EPIDERMÓIDE BEM DIFERENCIADO, SEGUNDO O EXAME HISTOPATOLÓGICO (SUPERFÍCIE DE CORTE POSTERIOR DA IMAGEM 37). OBSERVE A NEOPLASIA COMPROMETENDO A PAREDE DO BRÔNQUIO DIREITO, OCLUINDO A SUA LUZ, E INFILTRANDO O MEDIASTINO, COMO MASSA COMPACTA, ESBRANQUIÇADA (DESMOPLASIA). NOTE, NO LOBO INFERIOR DIREITO, ÁREA DE PNEUMONIA SECUNDÁRIA E, NA CARINA, LINFONODO COM PIGMENTO ENEGRECIDO, ANTRACÓTICO. ESTE É IGUALMENTE OBSERVADO, EM AMBOS OS PULMÕES, COMO MANCHAS ENEGRECIDAS DIFUSAMENTE DISTRIBUIDAS. ACIMA DO BRÔNQUIO ESQUERDO OBSERVE A AORTA CORTADA TRANSVERSALMENTE.

 

UFRJ40PulmaoDetalheCarcinomaEpidermoideVerso

UFRJ. 40. ADULTO. PULMÃO. CARCINOMA EPIDERMÓIDE BEM DIFERENCIADO, SEGUNDO O EXAME HISTOPATOLÓGICO (DETALHE DA IMAGEM 39). OBSERVE O BRÔNQUIO DIREITO COM A LUZ OCLUIDA PELA NEOPLASIA, QUE INFILTRA A SUA PAREDE E, COMO MASSA COMPACTA, ESBRANQUIÇADA (DESMOPLASIA), INVADE O MEDIASTINO. NOTE A CARINA COM LINFONODO ENEGRECIDO POR PIGMENTO ANTRACÓTICO.

 

UFRJ41DetalhedepenumoniteelinfangitesecundariasacarcinomaepidermoiideVerso

UFRJ. 41. ADULTO. PULMÃO. CARCINOMA EPIDERMÓIDE BEM DIFERENCIADO, SEGUNDO AO EXAME HISTOPATOLÓGICO (DETALHE DA IMAGEM 39). NOTE, EM CIMA, À ESQUERDA, PARTE DA NEOPLASIA E, NO RESTANTE, ÁREA DE PNEUMONIA SECUNDÁRIA À OBSTRUÇÃO. OBSERVE A DELIMITAÇÃO DOS LÓBULOS DO PARÊNQUIMA PULMONAR, DEVIDO À LINFANGITE, AS DUAS PEQUENAS CAVITAÇÕES (ABSCESSOS), O ESPESSAMENTO PLEURAL (PLEURITE), E AS MANCHAS ENEGRECIDAS (ANTRACOSE).

UFRJ Graduação - Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina
Desenvolvido por: TIC/UFRJ