Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

51 e 52. AORTA TORÁCICA. ANEURISMA E HEMATOMA DISSECANTE COM TROMBOSE

 

51. AORTA TORÁCICA. ANEURISMA E HEMATOMA DISSECANTE, COM TROMBOSE

 

UFRJ81AortadescendenteHematomadissecante

UFRJ 81. ADULTO. CORTE LONGITUDINAL DE AORTA TORÁCICA. NOTE A DILATAÇÃO ANEURISMÁTICA E O HEMATOMA DISSECANTE, COM TROMBOSE, COMPROMETENDO AS PORÇÕES ASCENDENTE E DESCENDENTE DA AORTA. ESTA CONDUZ O SANGUE DO VENTRÍCULO ESQUERDO PARA O CORAÇÃO (ARTÉRIAS CORONÁRIAS) E DEMAIS ÓRGÃOS E TECIDOS DO CORPO. A SUA PAREDE APRESENTA AS TÚNICAS ÍNTIMA, MÉDIA E ADVENTÍCIA. NA TÚNICA MÉDIA FIBRAS COLÁGENAS, FIBRAS MUSCULARES LISAS E UM RICO SISTEMA ELÁSTICO DÃO À PAREDE AÓRTICA ELASTICIDADE, QUE PERMITE A SUA RETRAÇÃO DURANTE A DIÁSTOLE CARDÍACA, FAVORECENDO UM FLUXO CONTÍNUO DE SANGUE PARA OS TECIDOS. VÁRIAS CAUSAS CONTRIBUEM PARA O SURGIMENTO DE ANEURISMA AÓRTICO, SENDO OS PRINCIPAIS OS PROCESSOS DEGENERATIVOS E ATEROSCLERÓTICOS, ASSOCIADOS COM O ENVELHECIMENTO. O VERDADEIRO ANEURISMA ENVOLVE AS TRÊS TÚNICAS CITADAS, PODENDO SER UMA DILATAÇÃO FUSIFORME, CIRCUNFERENCIAL, DE TODO UM SEGMENTO DA ARTÉRIA OU SACULAR, SE APENAS PARTE DA PAREDE ESTÁ DILATADA. O PSEUDOANEURISMA MOSTRA AS TÚNICAS ÍNTIMA, MÉDIA E ADVENTÍCIA ROMPIDAS COM HEMATOMA EXTRAVASCULAR, QUE MANTÉM COMUNICAÇÃO COM O ESPAÇO INTRAVASCULAR, SENDO O HEMATOMA CONTIDO PELOS TECIDOS CIRCUNDANTES. A DISSECAÇÃO AÓRTICA POR HEMATOMA OCORRE PREDOMINANTEMENTE EM HOMENS COM IDADES ENTRE 40 E 60 ANOS QUE TÊM HIPERTENSÃO ARTERIAL. COMPARE COM AS IMAGENS 77 A 80 (SÍNDROME DE MARFAN).

 

52. AORTA TORÁCICA. ANEURISMA E HEMATOMA DISSECANTE, COM TROMBOSE

 

UFRJ82Aortatoracicacomaneurismaehematomadissecante

UFRJ 82. ADULTO. CORTE LONGITUDINAL DE PORÇÃO DESCENDENTE DE AORTA TORÁCICA DILATADA. NOTE, NA METADE ESQUERDA DA FIGURA, O ANEURISMA E O HEMATOMA DISSECANTE NA INTIMIDADE DA PAREDE AÓRTICA, COM TROMBOSE, CARACTERIZADO POR MASSA ACASTANHADA COM ÁREAS PARDO-CLARAS, QUE DESLOCA A TÚNICA ÍNTIMA REDUZINDO A LUZ ARTERIAL. OBSERVE, À DIREITA, A HIPERTROFIA DO VENTRÍCULO ESQUERDO. OS ANEURISMAS DE AORTA TORÁCICA SÃO MENOS FREQUENTES QUE OS ABDOMINAIS E, QUANDO OCORREM, PREDOMINAM EM SUA PORÇÃO DESCENDENTE. O ANEURISMA DE AORTA DESCENDENTE, ISOLADAMENTE, TÊM COMO CAUSAS PRINCIPAIS A ATEROSCLEROSE ASSOCIADA COM HIPERTENSÃO ARTERIAL. POR OUTRO LADO O HEMATOMA DISSECANTE RELACIONA-SE PRINCIPALMENTE COM A HIPERTENSÃO ARTERIAL. COMPARE COM AS IMAGENS 77 A 81.

 

UFRJ83Aortatoracicacomaneurismaehematomadissecante

UFRJ 83. ADULTO. CORTE LONGITUDINAL DE PORÇÃO DESCENDENTE DE AORTA TORÁCICA DILATADA. ANEURISMA E HEMATOMA DISSECANTE COM TROMBOSE. DETALHE DA IMAGEM 82. NOTE A SUPERFÍCIE IRREGULAR DA TÚNICA ÍNTIMA, COM ATEROSCLEROSE (PLACAS AMARELADAS), E O HEMATOMA, COM TROMBOSE, NA INTIMIDADE DA PAREDE ARTERIAL, CARACTERIZADO POR TECIDO ACASTANHADO COM ESTRIAS LONGITUDINAIS PARDO-CLARAS. COMPARE COM AS IMAGENS 77 A 80 (SÍNDROME DE MARFAN) E 81 E 82.

UFRJ Graduação - Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina
Desenvolvido por: TIC/UFRJ